Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/123456789/2340
Title: Diário de Natal - Setembro de 1949
Keywords: Principais matérias do mês: Capturada a cidade de Cochabamba: A queda da importante cidade significa o isolamento completo de Santa Cruz – Viajantes chegados a Lima acreditam que a situação dos rebeldes é melhor que a do governo. Os planos para a defesa de Hong Kong: Não foi dado nenhum pormenor sobre a defesa da colônia britânica e da colônia portuguesa de Macau. Verdadeiro estouro no sul! Caíram como uma bomba nos arraiais do P.S.D. dutrista as declarações feitas aos “D.A.” pelo governador do Rio G. do Sul. O presidente em exercício afirma que não negociará de maneira nenhuma com os revolucionários. Confusão e balburdia na imigração. Afirmam os senhores Jorge Latour e Odilon Braga – O Brasil não é membro e nada deve à organização! Responde o Itamarati em nota oficial enquanto nada fizemos, a Argentina recebeu 80 mil deslocados. A mulher na sociedade. A Semana da Pátria. Iniciadas as suas comemorações sábado, na Escola Industrial de Natal. Pede a Argentina a revisão da “carta de S. Francisco”. Solicita na ONU uma conferencia para esse fim – Novo projeto sobre as colônias italianas será apresentado á ONU. Um rei sem trono e sem rainha. O drama conjugal de Leopoldo III. Criação de Curso de Aperfeiçoamento em Puericultura. O Plano Marshall deteve a maré comunista. O generalismo acusa o imperialismo estrangeiro. Será festejado brilhantemente em Mossoró o 30 de Setembro.
Principais colunistas do mês: Murilo Marroquim: O P.R. com um candidato: Bernardes; O governo, os partidos e o pleito de 1951; Cresce o movimento em favor de um candidato mineiro. Assis Chateubriand: O Binômio; O caminho para a democracia; Padaria Espiritual. Da estrada da perdição ao caminho da glória José Lins de Rego: O segundo volume das memórias de Churchill. Barreto Leite Filho: A Alemanha no Conselho de Europa; A ameaça a Iugoslávia; Dorothy Thompson: O alemão e sua nova república; Lívio Dantas: Sombras da cidade III. Humanidade para social; Amaury H. da Silveira: Industrialização da cana de açúcar na fazenda; Samuel Wainer: Choque de Vargas com o Catete. Bernardo Ibanez: Emancipar os sindicatos do comunismo internacional. Objetivo principal do segundo congresso da Federação Trabalhista Interamericana declara o dirigente trabalhista chileno. Roi Ottley: Dificilmente um sulista poderá chegar á Casa Branca. Luta pela eliminação de imposto do voto. J. Lamartine: O Departamento Nacional de Obras Contra As Secas E As Vazantes Do Rio Açu. Costa Rego: O riso do público. Lourival Fontes: As democracias populares: Finlândia.
Principais filmes em cartaz nos cinemas Rex, São Luís, Rio Grande: A mulher de branco; Sherlock Assustado; Discurso do Monsenhor Mata sobre a situação da Igreja em alguns países da Europa; Ele e a sereia; Lenhadores de Improviso; Cesar e Cleópatra; Ele e a Sereia; Colossal Bingo; Planícies Perigosas; Musica Maestro; Moeda Trágica; Lanceiros da Índia.
Issue Date: Sep-1949
Publisher: Órgão dos Diários Associados
Citation: DIÁRIO DE NATAL. Natal, RN. Órgão dos Diários Associados. Ano X, ns. 1980-2007, setembro. 1949. 216p.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/2340
Appears in Collections:11. COLEÇÃO DIÁRIO DE NATAL - 1949

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Diário de Natal - Setembro de 1949.pdf202 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.